segunda-feira, 18 de outubro de 2010

DESPERTAR PARA AGIR: Assessoria Universitária Transdisciplinar

Serviço Universitário de Resistência e Justiça para Autonomia – SURJA



Como proposta inicial apresentaremos o "SURJA" através de um pequeno trecho do artigo elaborado pelos surjianos Lawrence Estivalet de Mello, Pablo Soares Herzberg e Sabrine Tams Gasperin.

O presente artigo, oriundo de discussões do Serviço Universitário de Resistência e Justiça para Autonomia (SURJA), busca levantar inquietações teóricas às Assessorias Jurídicas Universitárias Populares (AJUPs). Para tanto, solidifica bases referenciais, partindo da educação popular como prática emancipatória, para, a seguir, observar da necessidade da transdisciplinaridade  nessa prática, cujo agir político necessariamente será vinculado às realidades sociais.


           "Na busca pela implementação do SURJA – Serviço Universitário de Resistência e Justiça para Autonomia –, projeto estudantil vinculado à Universidade Federal de Pelotas, emergem perguntas tanto de ordem prática quanto de ordem conceitual. Tentaremos aprofundar algumas dessas problemáticas, com a intenção de provocar um debate sobre justificativas, possibilidades e limites de atuação de uma AJUP e, em especial, de uma assessoria transdisciplinar, e não tão-somente jurídica.
            O objeto, nesse sentido, é a educação popular praticada por estudantes universitários. Estudantes que não serão somente de um curso, mas de vários, visando à construção de uma educação plural e dialógica.
            A necessidade ou justificativa desse estudo é proveniente da convicção de que a educação popular se solidifica como uma prática construtora de consciência, no sentido emancipatório do termo, tanto de estudantes quanto da comunidade que com eles trocará experiências. Assim, necessário estudar-se essa educação popular feita nas universidades, pelas universidades, fora das universidades e para as universidades.
            Também é escopo deste artigo tecer uma investigação preliminar dos limites da educação popular quando trabalhada por disciplinas isoladas, sejam elas ciências sociais, sociais aplicadas ou naturais. Disso decorre, enquanto metodologia, uma proposta transdisciplinar de educação popular universitária – e portanto uma proposta transdisciplinar de agrupamento de estudantes em torno de estudos e referenciais para assessoria universitária popular.
            Observaremos, por fim, da importância de trabalharmos em diálogo com as realidades sociais, produzidas e resultantes de teias históricas diversas, para que entendamos da dificuldade de serem trabalhadas as opressões, plurais, distintas, entrecruzadas, como também de alguns pontos que as escondem, normalizam, naturalizam tanto na comunidade quanto nos estudantes.
Desse modo, esclarecidas as problemáticas envolvendo nossas noções de assessoria, porque educação popular, de universitária, porque mediada por estudantes de várias áreas, e de popular, porque atenta ás realidades sociais, resta lançar as primeiras palavras do SURJA, para que possamos lançar-nos juntos, cada vez mais de nós, a uma práxis emancipatória. [...]"

O SURJA pretente através deste BLOG multiplicar a ideia da Assessoria Popular, bem como divulgar os trabalhos desenvolvidos pelo grupo e os textos produzidos por cada Surjiano.

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